17 fevereiro 2016

O Perigo em Eliminar o Glúten da Sua Dieta

Oi Gente!!

Tenho lido em muitos lugares sobre a eliminação do glúten da dieta e os benefícios desta prática e isso tem me assustado muito.
Por este motivo, trouxe para vocês um breve esclarecimento da importância do glúten em nossa alimentação. Se você não for uma pessoa que possui doença celíaca (alergia ao glúten), vale a pena conferir e entender o quanto é prejudicial este radicalismo.



- O que é o Glúten?

É uma proteína presente nos grãos como trigo, aveia, cevada e centeio.

- Qual sua função?

Possibilita a fermentação e garante a elasticidade na massa de pães e bolos. No organismo humano auxilia na melhora do trânsito intestinal, ajudam a reduzir a absorção de colesterol e aumentam a sensação de saciedade. 

- O glúten engorda?

Na verdade, o glúten não engorda, são os carboidratos que engordam. O glúten está presente em vários carboidratos comuns, como: na massa da pizza, no pão, no macarrão, na cerveja, salgadinhos, bolos. Quando as pessoas cortam o glúten da dieta, automaticamente, retiram todos estes alimentos da dieta, e assim emagrecem. Se estes alimentos forem substituídos por outros tipos de farinha, como a de milho e a de arroz, e as mesmas forem consumidas em excesso a pessoa irá engordar do mesmo modo.

- O glúten faz mal?

Ele pode ser prejudicial ao organismo mas, comprovadamente, apenas para aqueles que sofrem de doença celíaca (adultos e crianças geneticamente predispostos que estão dentro de uma parcela de 1% da população). Nesta doença, a pessoa nasce sem a enzima capaz de digerir o glúten, então quando ela  o consome o sistema imunológico a ataca. Isso causa lesões nas paredes do intestino, que têm estruturas chamadas vilosidades, responsáveis pela absorção dos nutrientes. Como consequência disso, há prejuízo da absorção de ferro, cálcio, vitaminas e a pessoa pode ter desnutrição, anemia, emagrecer rapidamente, apresentar diarreias crônicas e cólicas. Somente nesses casos a dieta deve ser completamente restrita de glúten.
Existem pessoas que não sofrem de doença celíaca, mas que têm intolerância ao glúten. Elas passam mal quando consomem a proteína, tendo como sintomas diarreia e gases, mas não têm o intestino danificado e não sofrem de uma doença crônica. Esse quadro pode aparecer em qualquer um e em qualquer fase da vida, mas ainda não está claro o motivo pelo qual isso acontece.  Aí não precisa retirar totalmente, é só diminuir o excesso.
- Quais os riscos de uma dieta sem glúten?

Uma dieta sem os cereais integrais pode acarretar em: trânsito intestinal lento, aumento do colesterol no sangue e também aquela vontade constante de comer (não se sentir saciado).


- Mais uma informação:
Um estudo recente, publicado no prestigiado site médico Jama Internal Medicine, mostrou que a ingestão de alimentos como leite, farelo de aveia ou pão de trigo integral pode te ajudar a ter uma vida mais longa.
Os resultados surgiram da análise e estudos que os pesquisadores fizeram sobre os efeitos a longo prazo que a alimentação tem sobre nós. São mais de 118 mil profissionais trabalhando nas pesquisas, que estão em curso desde os anos 80. Os participantes preencheram milhares de questionários sobre dietas realizadas por dois, três, quatro e até cinco anos. Foram documentadas 27 mil mortes e levadas em conta muitas variáveis, tais como ser ou não fumante, massa corporal ou se realiza ou não atividade física com frequência.
Assim, o estudo demonstrou que menos de um terço das pessoas que morreram pertenciam ao grupo que comeu mais grãos integrais; ao contrário daqueles que morreram e ingeriram uma quantidade menor ou nada de glúten. Na verdade, o risco de uma morte prematura estaria diretamente relacionada com a quantidade de produtos de grãos integrais incluídos em cada dieta.
Os pesquisadores sugerem que as razões para esta correlação direta é devida ao alto teor de de fibra que os alimentos à base de grãos integrais são capazes de trazer ao nosso metabolismo; que ajuda a manter uma digestão mais lenta e evitar picos de açúcar no sangue; coisa que, como sabemos, pode ter efeitos devastadores.

Ou seja, quem consome glúten na medida certa, vive mais!!

Beijinhos e até mais!!

6 comentários:

  1. Quer dizer que o glúten não engorda mulher uau hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosi!
      Então menina, o glúten não é tão vilão quanto pensamos...
      Obrigada pela visita!
      Beijijnhos

      Excluir
  2. Eu tirei o Gluten porque ele me faz mal, mais de vez em quando eu como sim porque sou filha de Deus Também.

    Beijos Tati


    www.depoisdodomingo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thatiane!

      O pior é o radicalismo extremo, tudo em excesso faz mal.
      Devemos aprender a ouvir o nosso corpo e consumir o que ele pede.
      Obrigada pela visita!
      Beijinhos

      Excluir
  3. Nossa adorei viu? Eu sempre li que os famosos principalmente estao preferindo tudo sem glúten, e tal, mas até então eu nao entendia e pensei que fosse mais alguma modinha de dieta. Parece ser arriscado retirar o gluten da dieta, se eu fosse fazer isso então, meu intestino já é preguiçoso demais, imagina? Adorei o post.

    Beeeijos, tudoglamm.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá N.Cast!
      Que bom que gostou!! Fico muito feliz !!
      Muitas pessoas aderem a moda que os famosos impõem, isso é muito perigoso. Devemos sempre nos orientar com um profissional pra saber o que é ideal pro nosso corpo.
      Obrigada pela visita!!
      Beijinhos

      Excluir

Paginação numerada



Subir