20 novembro 2015

Novembro Azul: Prevenção do Câncer de Próstata

Oi Gente!!

Todo mês de outubro existe uma grande comoção por todos os lados para a prevenção do câncer de mama nas mulheres, o que muitas pessoas esquecem é de que os homens também são acometidos por um tipo de câncer que pode ser muito cruel e este alerta para sua prevenção é feito com maior força no mês de novembro, Novembro Azul.



- Câncer de Próstata, o que é? É uma doença na qual ocorre o crescimento exagerado e desordenado das células da próstata, podendo até vir a invadir outros órgãos e tecidos se espalhando por outras partes do corpo (metástases).



- Como se desenvolve? É uma doença lenta e silenciosa, que normalmente ocorre em homens acima dos 50 anos. Sua causa não é conhecida, mais já se sabe dos seus fatores genéticos, homens que tenham parentes de primeiro grau (pai, avô, primos e tios) que já tiveram a doença, tem maior chance de desenvolvê-la.

- Quais os sintomas? No início da doença o paciente não sente nada, sendo que grande maioria dos pacientes podem não apresentar nenhum sintoma ou apenas problemas urinários (dificuldade para urinar ou aumento das idas ao banheiro).

- Diagnóstico: O diagnóstico de certeza é realizado somente com a biópsia da próstata. Os pacientes que tiverem no exame de sangue o aumento do Antígeno Prostático Específico (PSA, em inglês) junto ou não com a alteração da próstata (percebido pelo toque retal), são orientados a realizarem o ultrassom transretal com biópsia de próstata para verificar a presença da doença.

Exame de toque

- Tratamento: O tratamento pode ser feito com: radioterapia, uso de hormônios, quimioterapia ou cirurgia. A escolha do tratamento terá como base o estágio em que estiver a doença.

Quando a doença for diagnosticada e tratada de maneira correta e em seu estágio inicial a cura é uma realidade, por isso devemos acabar com o preconceito e a resistência de muitos homens em realizar o exame de toque retal, e o medo da impotência quando a cirurgia é realizada (acontece em poucos casos). Sua saúde vale mais!!

No site do INCA, existem mais informações sobre o câncer de próstata.

Espero que tenham gostado e vamos cuidar dos homens de nossas vidas: namorados, maridos, pais, filhos, irmãos, avós, primos e tios!!! A prevenção é a melhor forma de cuidado!

Beijinhos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paginação numerada



Subir