28 março 2013

O Perigo No Uso de Réplicas de Maquiagem

Oi amores!

Hoje vim alertar vocês sobre o uso de réplicas de maquiagem, ou seja, maquiagem falsificada.

Para começarmos nossa conversa, quero deixar bem claro que a venda produtos falsificados é crime, passível de punição prevista pelas leis, tanto na esfera civil como criminal.

Cosméticos falsificados não são fiscalizados ou controlados por autoridades de saúde e órgãos regulamentadores. O seu conteúdo é um mistério, e a análise de produtos falsos apreendidos mostram da existência de grandes concentrações de produtos tóxicos, nocivos à saúde na sua composição, como chumbo e cobre em quantidades muito além das permitidas por lei, e até mesmo arsênico, cádmio, mercúrio e muitas vezes até bactérias! 
Existem investigações a respeito das pessoas que fabricam esse tipo de produto e mostram ligações dos mesmos com o tráfico de drogas e outras atividades criminosas. 
Usar uma maquiagem falsificada é a mesma coisa que utilizar um medicamento falsificado, você pode adoecer utilizando tais produtos, pois a sua pele absorve e seu corpo acumula as substâncias nocivas presentes no produto falso. O usuário pode apresentar desde reações de irritação e descamação da pele, reações alérgicas severas, e intoxicação grave por componentes presentes nestes produtos, com danos também ao coração, sistema nervoso, fígado, rins e podendo ser muito prejudicial aos fetos no caso de mulheres grávidas.
Marcas mais falsificadas: M.A.C (a campeã absoluta) Benefit, Urban Decay. Mas também existem diversos relatos de falsificações de produtos Clinique,  Dior e Chanel.
Algumas falsificações são grosseiras mesmo,de fácil identificação. No entanto, há falsificações mais elaboradas, que requerem algum conhecimento por parte de quem as examina. 
Aqui vão algumas dicas para reconhecermos esses "produtinhos":  
  • A primeira é o BOM SENSO, sempre. Se um produto faz parte de uma edição limitada muito popular de uma marca famosa de tempos atrás, a possibilidade de estar ainda disponível para venda é muito baixa. Provavelmente o produto oferecido se trata de uma falsificação. Anúncios com descontos muito altos, diferença muito grande do valor de mercado do produto, dificilmente será o produto original… Venda de produtos sem a foto do mesmo ou com foto do site da marca no Ebay ou Mercado Livre. Fiquem espertas com esse e outros sites similares, pois estão  lotados de vendedores mal intencionados, vendendo inclusive caixas vazias de maquiagens famosas para falsários.
  • As compras on line sempre agregam riscos. Sites estrangeiros, inclusive famosos, mandam de Hong Kong produtos falsificados para o mundo inteiro. Alguns desses sites são bem populares, e não dá para confiar 100%… O ideal mesmo é comprar de vendedores autorizados e licenciados pela marca, informação que pode ser obtida nos sites da própria marca.
  • Observar as embalagens, as informações contidas nas mesmas, o tipo de fonte usado no rótulo e a grafia do nome da marca é muito importante na hora de identificar o produto falso. Para quem nunca viu o produto, é bom, antes de usar entrar no site da marca e observar atentamente as fotos, e ir comparando na medida do possível, com zoom e fotos de diferentes ângulos. Procure sempre o número correspondente ao “batch code”, que é um número de lote, indicando qual a edição do produto ano e mês de fabricação.
  • Verifique se a cor e o tipo de produto que você está interessada em comprar realmente existe na marca.
  • No caso de compras pelo facebook, em grupos, (meu caso...rs)pergunte para quem já comprou, converse com o maior número de pessoas possível.
Eu tenho dois grupos que compro sempre e indico para vocês. São o Isso lá em Casa e o Espaço By Me. Amo de paixão, tanto a Simone quanto a Priscila são super confiáveis e honestas.

Mas, se já é tarde e você caiu no golpe da réplica, observe muito bem sua pele e suas reações, tais como alergia, coceira, irritação, vermelhidão, olhos lacrimejando, inchaço e imediatamente suspenda o uso de tal produto. Caso qualquer uma destas reações ocorrer procure o pronto socorro mais próximo.

Tirei essas informações do blog A Gata Pintada, se quiserem conferir é só clicar no link.

Até a próxima!!

Beijinhos

11 comentários:

  1. Oi, Gaby! Concordo plenamente, tenho rosácea e minha pele é extremamente reativa, logo tenho muito medo de réplicas, minha maior preocupação no início era não ter com quem reclamar caso o produto fizesse mal para a minha pele. Mas vejo que existem N fatores além deste. Abs, ótimo blog
    http://emproldabeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, obrigada pelo comentário. Volte sempre!!

      Excluir
  2. Obtenha a informação antes de comprar....

    ResponderExcluir
  3. Gaby, é mesmo verdade... e eu acho um absurdo blogueiras que ficam divulgando réplicas, porque ou estão recebendo os produtos, ou então estão ganhando dinheiro para isso...
    Acho que hoje em dia, quando não se fala em outra coisa entre as mulheres, muitas pessoas tentam se aproveitar.
    Conheci seu blog através da indicação que a Sylvia Tambeiro fez no facebook dela.
    Grande beijo
    www.themakespot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luciana, essa história de réplica é difícil mesmo, eu não compro e alerto todo mundo que conheço pra não fazer o mesmo, até pincel eu não uso réplica. Obrigada pelo comentário e volte sempre!!

      Excluir
  4. Concordo, mais vale juntar um pouco de dinheiro e comprar o tal produto que desejamos do que recorrer a réplicas. As únicas réplicas que tenho são as paletas nakeds, como é sombra penso que não é muito prejudicial. Boa publicação. Gostei do blog e segui ;) Beijinhos

    http://nossotemponossosegredo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina!
      Réplica é réplica independente de qual função tenha, ainda mais as sombras, coisa que é utilizada muito próxima aos olhos tem que ter cuidado redobrado, pois é uma região muito sensível.
      Beijinhos!

      Excluir
  5. Comprar maquiagens no site aliexpress é confiável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,
      Eu nunca comprei pelo aliexpress, mais é sempre bom pesquisar o preço, se estiver muito fora do normal entre os outros sites desconfie!
      Beijinhos!

      Excluir
  6. Acho que réplica, e falsificada são coisas muito diferentes, não vejo mal algum fazer um estojo de maquiagem inspirado em outro famoso, só por que é mas barato não quer dizer que foi feito com veneno, acredito que este pensamento é muito preconceituoso..., é o mesmo que você pagar absurdos em produtos importados que não nego serem de qualidade, mas tendo várias opções nacionais mas em conta e com qualidade similar, as maquiagens nacionais estão cada vez melhores, e existem réplicas de boa qualidade também, qualquer produto pode causar reação, barato ou caro, original, ou réplica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica!
      Não é um pensamento preconceituoso, se inspirar é diferente de comprar algo falsificado. E as réplicas são isso, produtos falsificados.
      Os produtos falsificados não passam pelos mesmos testes que os originais, não são feitos com os mesmos componentes, e aí é que mora o perigo.
      Amo e uso muito os produtos nacionais, existe muitos com qualidade superior que alguns importados.
      O post é simplesmente para alertar sobre os riscos de se usar algo falsificado.
      Obrigada por dar sua opinião.
      Beijinhos

      Excluir

Paginação numerada



Subir